21 de junho de 2019

Chegamos ao Fim...

Não, pessoal, não é alusão a algum capítulo ou brincadeira com o título do post. A Seikou realmente e infelizmente chega ao fim.

Após 5 anos, muitos capítulos foram feitos, nos divertimos muito, tivemos boas gargalhadas, muita interação, muito aprendizado, e particularmente, gosto de acreditar que levamos alegria pra muita gente com os projetos que fizemos , mas após isso, é chegada a hora de colocar um ponto final nessa história.





Quero antes de tudo agradecer a cada uma das pessoas que passaram por aqui, seja ajudando a gente com os mangás, seja deixando seus agradecimentos ou dando um feedback para coisas que tínhamos a melhorar, não é exagero dizer que só chegamos até aqui graças a cada um de vocês. Realmente, obrigado.


Há algum tempo, mais precisamente desde o início de 2017, quando efetivamente todos os outros adms e alguns membros deixaram a scan e eu acabei herdando-a, a Seikou tem passado por dificuldades.

O que era primeiramente trabalho de 4 adms, Yuuto, Art, Vince e Eu, se tornou trabalho de 3 ainda no começo de 2016 com a saída do Yuuto, e após 1 anos relativamente ok, dado que eramos 3 pra organizar a scan, se tornou trabalho de 1 só com as saídas do Art e do Vince. Com isso, o controle de qualidade de todos os mangás ficaram a meu cargo, e após mais saídas pelos motivos mais variados(trabalho, escola/faculdade, problemas pessoais), outras funções acabaram sobrando pra mim e outros membros que já faziam muitos projetos.
Isso tudo só piorou com o tempo, já que cada mais é difícil fazer recrutamento após ter surgido vários leitores online, que se por um lado são ótimos para os leitores, por outro, diminuem grandemente o número de acesso aos sites das scan, o que por sua vez diminui o número de recrutas e ainda mais a chance de encontrar alguém com tempo e capacidade pra efetivamente ser um administrador da scan, que acaba sendo algo que requer muito tempo e mais conhecimento em tradução, edição e revisão que os membros regulares, fora organizar as equipes, o site e uploads.

Com isso, lá se foram 2 anos dos poucos membros, já que sempre é difícil achar membros comprometidos ou que tenham condição de ativamente fazer os projetos com uma boa qual que temos sobrecarregados e uma tarefa que antes era prazerosa e leve, acabou se tornando cada vez mais trabalhosa, árdua e desgostosa de se fazer.

Nos últimos meses, o que parecia ser uma recuperação do enfermo, na verdade acabou se tornando apenas um último suspiro de vitalidade antes da esperada e fatídica morte.

Nós tentamos, fizemos, insistimos até levamos a scan por mais tempo do que daria, mas a essa altura, a scan acabou se tornando um fardo muito grande pros membros remanescentes e principalmente pra mim. Hoje a Seiko mais é prejudicial para o membros que ajudam que benéfica pros leitores que atingimos, então cabe a mim por um fim no que outrora foi motivo de orgulho de nós.
Como sou o último dos MoicanosADMS, sou eu quem apaga a luz, e não tendo alguém pra acendê-la, chegamos ao fim da Seikou Scan.


E uma mensagem do Natsume pra vocês, que também tirou um tempo pra fazer sua despedida.

Natsume: "Comecei a ler mangás mais ou menos em 2013, e em 2014 entrei na scan. De lá pra  cá foram 5 anos de muitos projetos, momentos alegres, tristes, engraçados, estressantes, etc.

 Nesses anos eu aprendi e amadureci muito, assim como a Scan em si. Aprendi com os mangás, aprendi com a staff, aprendi com vocês também. Todos nós aprendemos. E não aprendi só coisas como o português que precisei melhorar pra revisar, ou o inglês que me apoiaram pra aprender (no fim acabei "brincando" e traduzindo alguns projetos)... Eu aprendi mais que isso, coisas que  me agregarão pra sempre: me relacionar melhor; lidar com frustrações e decepções;  amizade; responsabilidade. Infelizmente esta última me pegou. Falhei com algumas responsabilidades aqui, assim como outros membros, e começamos a arrastar as coisas.

Nós amadurecemos, como eu disse, muitas coisas mudaram e esse ciclo chegou ao fim. O que vai ficar é o amor que tenho e a saudade que terei por tudo isso aqui.

Me desculpem por qualquer coisa ao longo desses anos.
E muito obrigado por tudo."


-


Antes de terminar, quero explicar que o manterei o site online, apenas não será mais atualizado, ele está morto então ficará como está, mas responderei dúvidas até o fim dos mês,  já os projetos que fazíamos aqui ficarão como explicarei abaixo;

Mushoku Tensei:
 Continuarei o projeto sozinho, já que é uma obra que pessoalmente significa muito pra mim, e um dos, senão o principal motivo de eu ter mantido a Seikou por tanto tempo. O prazo de lançamento não será afetado, visto que como não terei mais outros projetos pra fazer, não se tornará um peso sendo apenas um capítulo por mês. Farei o mangá e lançarei no que hoje é o Discord da Seikou, mas o tornarei no de lançamentos oficiais de Mushoku Tensei, então pra saberem quando sai, entrem lá.

Koi ni Naranai e Youkai Shoujo:
 Izzy continuará eles, ainda não sei se por conta própria ou por outra scan, pedirei pra ele se pronunciar nos comentários, caso ele não possa, vocês terão que aguardar novos lançamentos pra saber.

Todos os outros projetos:
 Efetivamente, cancelados. Então caso tenha alguma scan querendo algum deles, sinta-se livre pra pegar, e caso queira aproveitar alguma tradução que tenha sobrado nossa ou capítulo limpo, falem comigo(Matth#4839) no Discord. O que tivermos de conteúdo disponível para ser reaproveitado, mais que prontamente disponibilizaremos pra quem quiser usar.

No fim das contas, essa última postagem acabou sendo muito mais amarga que eu gostaria, mas achei necessário explicar como chegamos ao fim do que foi um projeto feito com muito amor e empenho, e de fã para fã.




4 comentários:

  1. muito obrigado por todos os capítulos que vocês traduziram, e uma pena a seikou-scan ter acabado

    ResponderExcluir
  2. Um ano depois, eu leio isso e fico triste.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado por tudo Seikou-Scan
    E realmente triste mas tambem é completamente compreensível o fato de vocês acabarem.
    "Feito de fã para fã, não venda, alugue ou compre"

    ResponderExcluir
  4. Lembro das amizades que fiz na scan, do grupo do skype que acabou por criar o grupo do wats (onde nós mais dava risada e falava besteira do que sobre os projetos da scan), lembro da minha edição do primeiro capitulo de Mushoku Tensei, do Math desesperado, louco querendo que a Seikou lançasse o mangá e o Yuuto querendo saber se outra scan já não tinha lançado, por mais que eu não tenha conseguido ficar muito tempo na scan (como a maioria, tive que sair por não ter tempo de fazer os trabalhos e só um pouquinho de preguiça kkkk) adorei o tempo que passei com todos, as vezes (como hoje) venho na scan, apenas para relembrar, sentir a nostalgia, gostaria de ter feito mais para o bem da scan, desejo a todos muito sucesso na vida, tudo de bom para vcs pessoal.
    OBS: Yuuto, obrigdo por ter me aceito na scan e me proporcionado pelo menos um tempinho de muitas risadas com essa galera;
    Math, vc é fera, obrigado por ter mantido a scan por tanto tempo;
    Galego seu emo safado XD;
    Bruno, sua irmã é top kkkkkkk.

    ResponderExcluir